Há mais de 50 Anos no Mercado.

Como escolher os tubos certos para minha obra?

Como escolher os tubos certos para minha obra?

A parte mais importante de uma construção é o que será utilizado nela. Considerando, planejar as etapas, garantindo que a mesma seja finalizada com sucesso, conforme os prazos e especificações que foram estabelecidas.

Uma das partes mais importantes é a escolha dos tubos, determinados pela planta hidráulica do seu projeto. Nessa planta deve conter todas as informações sobre as tubulações, garantindo a segurança e o desenvolvimento da sua obra.

A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar nessa decisão tão importante, que pode mudar sua obra.

 

  1. Contrate um profissional

Um profissional que entenda do assunto, é super importante para te orientar sobre as peças utilizadas em sua tubulação. Consultar um encanador parece dispensável, mas, por exemplo, alguns detalhes, como altura da caixa d’água, afetam diretamente no tipo de tubo que deverá ser utilizado. O que somente ele será capaz de avaliar qual tubo usar para cada ponto da instalação.

 

  1. Escolha uma boa marca

Tubos e conexões podem aparentar ser todos iguais, mas não são. Peças e marcas diferentes, influenciam totalmente na qualidade e durabilidade do produto, podendo causar vazamentos e danos a obra. Sempre preste atenção nos materiais escolhidos, e use o mesmo em toda a obra, para não ter um desfalque indesejado em um local e no outro não.

 

  1. Use as conexões certas

Nunca faça dobras usando fogo! Ou outra “gambiarra” para derreter de alguma forma o material. Compre sempre as conexões certas para cada tipo de projeto, pois são elas que aumentam a segurança de seu sistema hidráulico.

 

  1. Invista em registros

Não economize em registros, não importa se a instalação está bem executada, sempre estará sujeita a imprevistos e você precisa estar preparado. Portanto, sempre coloque um registro em cada espaço do projeto, onde estiver torneira. Caso ocorra algum problema, é só você fechar o registro, e isso garante que o resto da casa continue com água normalmente.

 

  1. Teste o encanamento antes de finalizar a parede

A maneira certa de executar esse processo, é fazendo o teste, tampando todos os locais de saída da água, e deixando o registro aberto por 24 horas. Mas lembre-se de conferir se a caixa de água tem o suficiente para este teste. Estando tudo ok, sem qualquer tipo de vazamento, logo após, podemos fechar a parede.

 

  1. Não jogue fora o plano de instalação hidráulica

A solução dos seus problemas está aí, no plano de instalação hidráulica, mas a maioria dos profissionais, após realizar a obra, descartam essa planta tão importante. Por que guardar? Caso ocorra algum imprevisto depois de um tempo, você não vai lembrar, onde está cada registro e conexão. E aí que entra a necessidade da planta em mãos.

Essa planta nada mais é que, um desenho dos cômodos ou fotos. Caso seu projeto não tenha, é muito importante que você faça, ilustrando o lugar exato por onde os canos passam. Este planejamento é essencial para qualquer obra, ou até mesmo pequenas reformas e altercações simples, como um furo na parede. Sem essa planta, pode causar danos a outras coisas caso atinja um cano.

 

Siga os padrões de diâmetros certos

Algumas medidas de tubos são definidas em normas reguladoras, essenciais para todos os tipos de instalações, uma dessas normas é o diâmetro dos tubos. Em alguns catálogos, vem escrito a sigla DN e DE, o que significa “diâmetro nominal”, ou seja, é a medida de referência dos tubos e conexões, mas não representa o diâmetro exato da peça. Já o DE representa o “diâmetro externo” de determinada peça.

Assim garantindo a segurança, as dimensões de um tubo, é determinada pelas normas brasileiras, referente a instalação hidráulica, como a NBR 5648 (tubos e conexões de PVC com junta soldável para sistemas prediais de água fria), NBR 5688 (tubos e conexões de PVC para sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação). As principais instalações de uma obra, segue sempre um padrão de diâmetro, garantindo a vazão correta da água.

 

Segue alguns padrões de diâmetro já definidos pelas normas, que te vão ajudar na hora da compra para sua obra:

 

  • Saída para a pia do banheiro (lavatório) 40mm 50mm;
  • Saída da descarga e do tubo de esgoto 10mm;
  • Saída de água da pia da cozinha 50mm;
  • Tubulação do tanque para lavar roupas 40mm ou 50 mm;
  • Tubulação para máquina de lavar 50mm;
  • Tubulação da caixa sifonada até o tubo de esgoto 50 ou 75 mm.

 

Já anotas essas medidas, para quando você precisar não errar mais.

 

Preste atenção à qualidade dos produtos

    Sempre avalie a qualidade dos materiais adquiridos, A fábrica Majestic se destaca por garantir produtos de boa qualidade, e atendimento preciso, para você tirar suas dúvidas, usando sempre a norma exigida para cada tubo.

Os produtos da Majestic, é sempre a melhor opção. Nossos tubos e conexões, estão disponíveis em PVC e PEAD, testados e aprovados, antes de serem vendidos. O que garante que correspondam com todas as normas da ABNT e o PBQP-H.

 

Rolar para cima