Um dos fatores para se pensar antes de comprar algo são custo e durabilidade. Para tudo, esses dois fatores – custo e durabilidade – devem ser considerados. Nós pensamos nisso quando compramos qualquer produto, mas quando o assunto se trata de tubos e conexões, esses fatores são deixados de lado. A maioria das pessoas entram em lojas de materiais para construção e, sem a ajuda de um profissional qualificado, escolhem qualquer tipo de tubos e depois passam pela “dor de cabeça” de reparos, manutenção e outros fatores.
Isso é mais comum do que se imagina, e neste blog queremos falar como os tubos de plástico estão ganhando força no mercado de segmentos de alta pressão, e falaremos um pouco de suas vantagens para que em sua próxima compra você tenha um melhor custo benefício.
Essas mudanças de canos de metais para tubos de plásticos em segmentos de alta pressão, se devem a diversos fatores, como a resistência do plástico a diversas intempéries exteriores e também à facilidade de instalação. Antigamente, era comum o uso de tubos de metais em aplicações que demandavam alta pressão, como em Sistemas Hidráulicos, mas os tubos de metais vêm perdendo força neste mercado.
Os tubos plásticos, como os fabricados a partir de polietileno de alta densidade (PEAD) e policloreto de vinila (PVC), são especialmente adequados para aplicações de alta pressão devido à sua resistência e flexibilidade. Apresentam uma enorme facilidade de instalação.
Eles são muito mais leves, consequentemente, a sua instalação fica muito mais fácil e reduz custos associados ao transporte e manuseio dos tubos.
Os tubos plásticos podem ser utilizados em uma ampla variedade de aplicações. Eles podem ser usados em sistemas hidráulicos, indústria química, petroquímica e até mesmo em saneamento.
Com o aumento da demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis, a tendência é que os tubos plásticos ganhem ainda mais espaço no mercado.
Em resumo, o mercado está mudando e é provável que esses tubos de plásticos ganhem ainda mais popularidade no futuro.